Home Vídeo Como a universidade mata a motivação dos alunos

Como a universidade mata a motivação dos alunos

“Imagine esse cenário: após se dedicar muito, você consegue ingressar numa instituição de ensino superior. Está empolgado, motivado e ansioso por todas as oportunidades …

SHARE
, / 2157 0

“Imagine esse cenário: após se dedicar muito, você consegue ingressar numa instituição de ensino superior. Está empolgado, motivado e ansioso por todas as oportunidades que estão por vir. Todas as coisas que você vai viver e aprender na faculdade! O tempo passa e a dura realidade se apresenta: mais professores ruins que bons, um currículo muitas vezes desconexo do “mundo real”, aulas desinteressantes, entre outros problemas. Quando você se dá conta, percebe que todo mundo está estudando para passar, não mais para aprender. O que foi que aconteceu com aquela sua motivação? Vou te dizer o que aconteceu: a universidade matou sua motivação.”

É assim que começa um dos textos mais compartilhados na internet sobre a decepção dos alunos  com o tradicional modelo de ensino, ainda vigente na grande maioria das instituições de ensino superior.

Ele foi escrito por Adauto Braz Neto, estudante de engenharia do ITA, como um desabafo. Porém, ao ser postado nas redes sociais, o relato alcançou milhares de pessoas, indicado que a desmotivação com o atual do sistema de ensino era generalizada.

Com base em estudos sobre o tema e nas centenas de relatos que leu e ouviu pelo país, Braz Neto indica como as instituições podem reverter esse quadro.

Leia também:

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN