Um programa sob medida para os alunos com dificuldade de adaptação

Université Paris Descartes desenvolve um curso preparatório para a graduação para ajudar os jovens que necessitam de orientação profissional

SHARE
, / 588 0

Université Paris Descartes: curso de um ano vai preparar os alunos para o ensino superior

Um passaporte para vencer e se orientar. Em tradução livre, esse seria o significado do programa PaRéO (Passeport pour réussir et s’orienter), criado pela Université Paris Descartes para ajudar os estudantes da graduação com dificuldade de adaptação.

O programa tem duração de um ano e é composto por atividades presenciais e a distância – todas avaliadas para que o aluno atinja os seguintes objetivos ao final do percurso: consolide os conhecimentos de francês e matemática; desenvolva uma cultura humanista (foco em cultura geral e na habilidade de se comunicar em inglês); construa um projeto de estudos viável; adquira autonomia e métodos de estudo necessários para o ensino superior (aprender a aprender, gestão do tempo, realização de fichamentos e notas); e se identifique com ao menos duas especialidades profissionais a partir do mapeamento de seus interesses e potencialidades.

A iniciativa é voltada prioritariamente para estudantes que concluíram o ensino secundário, mas alunos da graduação com necessidade de reorientação profissional também podem se inscrever. O PaRéO, aliás, foi criado por alunos evasores da Université Paris Descartes, que abandonaram seus cursos justamente por não conseguir acompanhar os estudos – tanto por falta de identificação com a profissão como por dificuldades acadêmicas.

Nessa primeira edição, 888 candidatos se inscreveram, mas somente 35 foram admitidos. No primeiro semestre, eles farão atividades do tronco comum do programa e, a partir do segundo semestre, serão encaminhados a duas possíveis áreas: ciências (matemática, tecnologia, ciências da saúde) e ciências da sociedade (direito, ciências sociais, psicologia, economia e gestão),

Aqueles que conquistarem o diploma PaRéO poderão se matricular em um dos cursos propostos pela instituição. Fundada em 1971, a Université Paris Descartes é composta por nove unidades de formação e pesquisa, além de um instituto tecnológico. No total, há 400 programas de formação no portfólio, incluindo os cursos de pós-graduação.

Artigos relacionados

<

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN