Unifor aposta nas redes sociais para aumentar a captação de alunos

Universidade de Fortaleza muda a estratégia para atrair a nova geração

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Se os nativos digitais compõem uma boa parcela das pessoas que chegam hoje ao ensino superior, qualquer planejamento estratégico de marketing deve incluir o ambiente digital.

Foi o que percebeu a Unifor, de Fortaleza (CE), que há dois anos começou a investir mais pesadamente nas redes sociais.

“A universidade estava muito centrada nas mídias tradicionais, mas buscando um público que não usa mais papel e caneta”, conta a gerente de marketing Carolina Quixadá.

Para fazer a transição de planejamentos, foi preciso mais de um ano para capacitar a equipe, contratar as ferramentas de relacionamento, estabelecer as estratégias, realizar treinamentos e planejamentos e, principalmente, mudar a cultura da organização em relação a prazos e estratégias.

“Os alunos pediam um canal de comunicação mais rápido e com mais interação”, revela. Hoje, o Facebook é a principal plataforma de contato. É por meio dessa rede que a instituição ‘escuta’ seus alunos. Um manual de boas práticas criado pelo marketing auxilia nos 850 contatos mensais feitos pelos estudantes e nos 770 atendimentos realizados para captação.

Em seu último processo seletivo (2/2017), 63 atendimentos realizados via mídias sociais, o chamado SAC 3.0, foram convertidos em matrículas.

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