Uma batalha contra as fake news

Mackenzie lança portal para debater o tema

SHARE
, / 68 0

shutterstock_133474466

A última eleição americana ficou marcada pelas polêmicas declarações de Donald Trump – contra os mexicanos, as mulheres e os muçulmanos, para ficar em apenas alguns de seus alvos – e também pela propagação das fake news.

Divulgadas com o claro propósito de desinformar os eleitores, as falsas notícias provaram ser capazes de atingir leitores dos mais variados perfis.

O excesso de informações em circulação, que estaria provocando uma queda no nível de atenção das pessoas, seria um dos motivos, bem como a cultura de compartilhamento de notícias nas redes sociais com base apenas nos dizeres da manchete, ou seja, sem uma leitura prévia.

Reconhecendo a emergência do tema, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) viabilizou, por meio da universidade e seus cursos de Jornalismo e Direito e com apoio do Facebook, o portal Fake News (http://portal.mackenzie.br/fakenews/).

No endereço, serão disponibilizados artigos e materiais de professores e pesquisadores das áreas correlacionadas. Cases também serão apresentados e, junto com eles, análises com especialistas nos temas. A instituição também pretende realizar durante o ano alguns eventos para a comunidade a fim de debater o assunto.

Autor

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN