Um seguro para driblar a crise

Solução da Unit evita inadimplência e evasão de alunos, e ainda valoriza a imagem da instituição perante o mercado

SHARE
, / 281 0
Unit traz solução

Sede da UNIT (foto: divulgação)

A situação atual do país vem mobilizando os diversos setores da sociedade em busca de alternativas para lidar com os números preocupantes. Segundo o IBGE, o primeiro semestre apresentou 13, 4 milhões de brasileiros desempregados. Já as projeções da Assessoria Econômica do Semesp, realizadas com base em indicadores de atividade econômica, número de contratos do Fies e entrevistas com mantenedores de IES, indicam aumento da inadimplência para mensalidades com mais de 90 dias de atraso, devendo ficar em torno de 9,05%, em 2018.

Para lidar com essa realidade de crise, a Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju (SE), optou pelo caminho do seguro educacional, desde 2016. Diferentemente dos modelos tradicionais, em que o valor é dividido entre a escola e o aluno, o custo do seguro da QH corretora é de responsabilidade total da Unit. O simples fato de estar matriculado, já garante a ele a acessibilidade ao benefício. “Decidimos que o aluno teria direito a esse seguro sem qualquer processo de adesão, contrato separado para assinar ou valor para pagar à parte”, conta Andréa Oliveira, diretora financeira.

driblar crise coma Unit

“O efeito em termos de segurança financeira para a universidade e de sinalizar a parceria da instituição com o aluno é muito positivo”, avalia Andrea. (foto: divulgação)

Cobertura ampla

Para receber o benefício da bolsa integral, o aluno precisa estar encaixado em uma das situações: perda do emprego, morte do responsável financeiro, invalidez por acidente do responsável financeiro ou afastamento temporário por acidente ou doença. Caso de Daniel Mateus Silva, aluno do sétimo semestre do curso de Direito, um dos muitos estudantes contemplados até o momento pelo seguro educacional oferecido pela Unit.

“Meu pai era o responsável financeiro e faleceu em outubro de 2017. Decidi trancar a matrícula e fui surpreendido com a notícia de que não precisaria abandonar o curso. Tenho bolsa integral garantida até a conclusão, no próximo semestre, e sem ter que pagar por isso depois. Foi magnífico!”, conta o aluno.

Investimento com retorno certo

Para a instituição, são várias as vantagens em arcar com a responsabilidade integral do seguro. A diretora financeira enumera algumas: permanência do aluno, diferencial para captação, redução da inadimplência, responsabilidade social, segurança e tranquilidade dos alunos durante o curso.

“O efeito em termos de segurança financeira para a universidade e de sinalizar a parceria da instituição com o aluno é muito positivo”, avalia Andrea. “Entendemos que ofertar este seguro aos alunos é uma forma de demonstrar nosso interesse genuíno na sua formação e no seu percurso. Isso também é precioso para a nossa imagem”.

Leia também:

Polêmica em torno do novo currículo chega aos cursos de Pedagogia

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN