Tradição em inovar

MISSÃO TÉCNICA | Edição 196 Com universidades centenárias e instituições com tecnologia de ponta, a Alemanha é o destino da Missão Técnica deste ano …

SHARE
, / 650 0

MISSÃO TÉCNICA | Edição 196

Com universidades centenárias e instituições com tecnologia de ponta, a Alemanha é o destino da Missão Técnica deste ano para gestores educacionais

por Fernando Oliveira

Identidade: uma das universidades mais antigas de Berlim, a Universidade Humboldt foi importante na discussão do modelo de ensino superior

É de olho no relacionamento das instituições de ensino com empresas e no investimento em cursos técnicos que a 7ª Missão Técnica Semesp desembarca em maio na Alemanha. Segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), priorizar o ensino profissional e técnico é a principal iniciativa de países desenvolvidos para melhorar seus sistemas de educação. Em especial, aumentar a verba e o financiamento do setor foi medida de destaque na Alemanha para driblar a crise financeira que afeta a Europa.

Com foco em negócios com empresas, a Universidade Técnica de Munique é uma das paradas da missão. “É uma universidade na área tecnológica com a ‘mão na massa’, muito focada no desenvolvimento de projetos práticos”, afirma Fábio Reis, responsável pela agenda da Missão Técnica. Ele também ressalta a importância da visita à Universidade Humboldt de Berlim, fundada no século 19. “A instituição mostra que é preciso ensinar e fazer pesquisa para melhorar a sociedade”, explica. Além dessas universidades, os gestores conhecerão a Universidade Steinbeis e a Escola Profissionalizante de Munique. Em cada um dos encontros, serão apresentados a práticas educacionais de sucesso em cursos ministrados por diretores e especialistas.

Como muitas instituições brasileiras também participam do Pronatec, a missão é uma chance para conhecer o diferencial que as instituições alemãs têm no ensino técnico e profissional. Fábio dá a dica: “Eles estão formando os alunos que o mercado busca”. Segundo ele, as escolas alemãs possuem um ensino técnico de qualidade graças ao investimento em cursos voltados à prática profissional. Além de conhecer as instituições de ensino, uma visita à fabricante de automóveis BMW e passeios para conhecer as cidades de Berlim e Munique também estão no roteiro.

7ª MISSÃO TÉCNICA SEMESP
Objetivo:  reunir gestores e mantenedores para conhecer as melhores práticas educacionais. Quando: de 1º a 10 de maio de 2015.

 

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN