SOMOS Educação adota o Canvas como plataforma educacional para inovar ensino técnico online

Visando maior estabilidade, usabilidade e segurança, empresa substituiu ambiente interno por plataforma educacional baseada na nuvem

SHARE
, / 168 0

Imagem 2 publi

A ETB, empresa de soluções para o ensino técnico pertencente ao Grupo SOMOS Educação, uma das maiores empresas de educação do mundo, passou recentemente por um processo de reestruturação dos conteúdos e soluções, com o objetivo de melhor atender escolas e alunos. Da mesma forma que grandes instituições ao redor do mundo, incluindo sete das Ivy League dos Estados Unidos, a instituição escolheu o Canvas como plataforma de aprendizagem.

 

Com um portfólio de 25 cursos técnicos profissionalizantes, no formato presencial e on-line, e 29 cursos de aprendizagem, denominado “Melhor Aprendiz” na configuração híbrida – que mescla aulas on-line e presenciais, a área precisava rever sua plataforma educacional e se adequar às necessidades atuais dos estudantes e instituições de ensino com algo mais robusto e ao mesmo tempo simples de utilizar.

 

Até decidir pelo Canvas dentre as demais opções avaliadas, a empresa desenvolvia sua plataforma própria, com o uso do Moodle. “Recebemos alguns feedbacks das escolas em relação ao ambiente virtual de aprendizagem que utilizávamos e percebemos que era necessário reavaliarmos o sistema”, revela Alini Dal’Magro, responsável pela área de ensino técnico da SOMOS Educação. As observações mais comuns eram relacionadas ao gerenciamento de alunos.

 

No segundo semestre de 2016, a empresa buscou no mercado alternativas para suprir a entrega de cursos técnicos online. A empresa também cogitou remodelar o ambiente Moodle. Porém, alguns fatores pesaram contra essa decisão, como o tempo que seria necessário para o desenvolvimento interno e suporte constante.

 

“Apesar de ser a alternativa de menor custo, tecnologia não é o nosso core business, por isso fazia mais sentido ter um parceiro contemporâneo, com histórico e prestígio internacional”, comenta Alini. Após considerar diversos aspectos, como disponibilidade, segurança e usabilidade, o Canvas LMS, ambiente virtual de aprendizagem da Instructure, Inc, foi a plataforma selecionada para inovar a entrega do ensino a distância dos cursos técnicos oferecidos pelo grupo SOMOS Educação.

 

Implementação do Canvas

 

O Canvas é uma plataforma baseada na nuvem, acessível a professores, alunos e gestores por meio da Web, com o diferencial de ser um software aberto, permitindo que diversos aplicativos, soluções e programas educacionais criados por outras empresas sejam facilmente integrados durante o desenvolvimento de cursos e módulos. Além disso, como está baseado na nuvem, seus recursos são atualizados automaticamente e uma mesma versão é disponibilizada para todos os usuários acessarem a partir de qualquer lugar e dispositivo.

 

O processo de implementação do Canvas no Grupo SOMOS Educação teve início em outubro de 2016 e, após período de testes, em janeiro de 2017 a área de Ensino Técnico já estava pronta para ofertar os cursos dentro da nova plataforma. Na ocasião foi realizado um evento para demonstrar aos clientes a novidade. Os retornos desta vez foram bastante positivos.

 

“Muitas instituições educacionais ainda trabalham com ambiente virtual de aprendizagem de uso gratuito e auto-hospedados. Porém, apesar do código ser livre, é importante considerar os diversos custos associados à equipe necessária para desenvolver e executar o sistema, e à manutenção de hardware, além dos prejuízos indiretos relacionados a violações de segurança, falhas e tempo de inatividade”, adverte Lars Janér, diretor da Instructure para a América Latina.

 

A escolha do Canvas significa escalabilidade e mais alunos para a área de Ensino Técnico da SOMOS Educação

 

Atualmente a área atende cerca de sete mil alunos por ano de forma virtual. O contrato com o Canvas (na nuvem e hospedado na Amazon Web Server) permite uma rápida escalabilidade e expansão para 10 mil usuários, no entanto, a expectativa é atingir até 15 mil estudantes ainda em 2017. Um dos motivos que pode acelerar o número de alunos atendidos são as milhares de vagas disponibilizadas esse ano pelo Ministério da Educação (MEC) dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para cursos regulares e a distância, também denominado Mediotec.

 

A SOMOS Educação disponibiliza às instituições de ensino superior e escolas técnicas do Brasil uma nova metodologia em cursos técnicos e profissionalizantes, atualizados de acordo com a demanda do mercado. Também potencializa as sinergias de operação em instituições educacionais e apoia os gestores nos desafios do ensino técnico, tais como: evasão, falta de material didático, rotatividade de professores e baixa qualidade dos laboratórios.

 

A SOMOS Educação auxilia ainda as instituições de ensino na implementação de programas governamentais voltados ao ensino técnico e profissionalizante. Esses programas são direcionados para a qualificação profissional, aumento de escolaridade e colocação do jovem no mercado de trabalho, subsidiados e ofertados por meio de cursos técnicos dentro de sua instituição.

 

A escolha do Canvas como plataforma não apenas moderniza a estrutura da SOMOS Educação como também permite que a equipe de desenvolvimento possa focar seu tempo em assuntos relacionados à aprendizagem, com a certeza de poder contar com um excelente SaaS (Software como Serviço) oferecido pela Instructure.

 

Experimente a versão gratuita do Canvas para professores em sua sala de aula agora mesmo. Você pode! Faça o cadastro por meio do site: www.canvaslms.com/brasil/ensino

 

 

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN