Solução engenhosa

Alunos da Universidade São Francisco criam um carro de coleta de lixo reciclável para beneficiar os catadores

SHARE
, / 428 0

De uma conversa com um catador de lixo reciclável nasceu um projeto que pode melhorar as condições de trabalho desses profissionais. Desenvolvido por alunos do curso de Engenharia de Produção, da Universidade São Francisco (USF), o Carro Coletor de Lixo Reciclável é uma invenção pensada inicialmente pelo aluno Lucas Matheus Candido a partir do contato que teve com um catador de Bragança Paulista, onde fica o campus. Este lhe relatou algumas de suas dificuldades, entre elas a de subir e descer as famosas ladeiras da cidade. Para frear, a solução muitas vezes é utilizar a própria força do corpo. Como transitam entre os carros no trânsito, os catadores também sofrem com a falta de segurança.

Considerando esses e outros aspectos, os alunos elaboraram um veículo equipado com freio de mão, banco, pedal e cobertura. Eles também têm a intenção de trabalhar nas cores e no tamanho dos carros. “Com mais esses ajustes, será possível coletar mais material e oferecer mais segurança nas saídas noturnas, com a sinalização adequada”, explicou Candido, que está no 7º semestre.
Os estudantes também pensaram no design do veículo, que foi projetado para ter seu espaço integralmente aproveitado, e no peso, que foi reduzido com o emprego de materiais reciclados. Outro destaque é a direção do carro, que permite ao coletor fazer manobras sem esforço.

A criação do veículo faz parte do Projeto Integrador, incentivado pela pró-reitoria de ensino, pesquisa e extensão da USF com o objetivo de fomentar atividades práticas integradas às disciplinas do semestre. A iniciativa tem como responsáveis a coordenadora do curso Suzana Aparecida Gonçalves Pádua Lima e a professora Camila Cristina Mastrange Goes. A equipe é formada pelos alunos do 7º semestre, com a coordenação de Lucas Matheus Candido, Kleber Ohirae e Amélia Meylan Inafuko Tan.

Segundo Suzana, as atividades do Projeto Integrador permitem aos alunos colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e também executar ações alinhadas à missão da USF. “Vários projetos têm cunho social. Muitos estudantes chegam à universidade com uma visão individualista. Atividades como essa contribuem para eles pensarem no outro e na resolução de problemas sociais. Eles também percebem que atos simples podem transformar a vida do outro”, declara.

Outro fruto do curso é uma máquina para a fabricação de sabão, que recicla óleo de cozinha, e uma máquina para a produção de fraldas, que são doadas ao Asilo Vila São Vicente de Paula e ao abrigo para crianças Lar da Bênção. Os alunos também estão desenvolvendo um planador, um drone e um carro elétrico que irá competir, no mês de setembro, na Maratona de Eficiência Energética, em São Paulo.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN