Como os alunos escolhem a faculdade

Pesquisa revelou que, na hora de escolher a instituição de ensino, a maioria decide pelo valor da mensalidade

SHARE
, / 1287 0
Pesquisa revela como as pessoas escolhem a instituição de ensino onde vão estudar

Pesquisa revela como as pessoas escolhem a instituição de ensino onde vão estudar

O valor da mensalidade é o critério mais importante para a maioria das pessoas (61%) que estão decidindo em qual instituição vão estudar, seguido pela reputação (18%) e localização (8%).

Os dados pertencem a um levantamento realizado pelo Quero Bolsa, site que reúne bolsas de estudos de mais de 1,2 mil instituições de ensino superior do país.

No total, foram consultadas 22 mil pessoas e as respostas foram divididas entre matriculados e não matriculados.

Ainda sobre a escolha da IES, a pesquisa também ouviu as próprias instituições para saber quais elementos elas julgavam mais importantes para seus potenciais alunos. As respostas ficaram bem divididas, mas mostraram que há uma discrepância de opiniões entre os dois grupos.

Para 29% dos gestores educacionais, realizar inovações acadêmicas é o item mais importante para atrair alunos. Depois disso, estão as ações de marketing/branding (24%) e as opções financeiras, como Fies, ProUni e bolsas (21%). O item preço aparece em quarto lugar, com 15% das respostas.

O que motiva os alunos matriculados

Para os alunos que já ingressaram no ensino superior, a pesquisa perguntou, entre outros tópicos, o que aumentaria o engajamento deles com o curso. Nenhum item sobressaiu, mas a maioria (27%) apontou o desejo de ter mais aulas práticas. 22% disseram que gostariam que os melhores estudantes fossem premiados com bolsas de estudo, viagens como visitas técnicas, participação em feiras e congressos no exterior etc., enquanto 18% apontaram a importância de ter programas acadêmicos com maior interação
com empresas.

 

Leia mais: O que eles esperam do ensino superior

Autor

Artigos relacionados

<

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN