População carece de educação financeira

Pesquisa da OCDE mostrou que conhecimentos no campo financeiro precisam ser incrementados para que as pessoas consigam alcançar uma proteção financeira maior e fazer planos de longo prazo

SHARE
, / 376 0

Apenas 30% dos brasileiros poupam frequentemente parte do salário e 37% tiveram problemas nos últimos meses para pagar as contas do mês. Na hora de escolher um produto financeiro, como um investimento, nem 10% da população consegue se informar de forma independente. Esses são alguns dos apontamentos do estudo sobre letramento financeiro conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa analisou 51.650 adultos, de 31 países, com idade entre 18 e 79 anos. No ranking geral, que engloba pontuação sobre conhecimento, atitude e comportamento, o Brasil aparece na 28ª posição, com score de 12.1 para um total de 21, à frente apenas da Croácia, Bielorrússia e Polônia. De maneira geral, o levantamento mostrou que apenas 48% dos adultos têm conhecimentos sobre como tirar proveito dos rendimentos com juros compostos.

Quanto ao cálculo de juros simples, somente 58% dos entrevistados conseguiram realizar a operação. Diante dos resultados, a OCDE afirmou que conhecimentos no campo financeiro precisam ser incrementados para que as pessoas consigam alcançar uma proteção financeira maior e fazer planos de longo prazo.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN