O plágio no mundo acadêmico

Mais de 36,7% estudantes da Unicamp de graduação e pós-graduação já plagiaram algum conteúdo

SHARE
, / 0

Uma pesquisa feita com 958 estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp revelou que 36,7% deles já parafrasearam ou copiaram algum conteúdo sem citar a fonte original.  Mais de 55% deles também já identificaram plágio em trabalhos de outras pessoas. Apesar de consideraram a falta grave ou gravíssima, apenas uma minoria (4,5%) acredita que a má conduta seja intencional.

O levantamento Estudo para o desenvolvimento de uma política de integridade acadêmica para a Unicamp foi realizado em agosto e setembro de 2018, por meio de um questionário online, seguido de entrevistas com amostras de estudantes (grupos focais).

O trabalho foi feito pela consultoria acadêmica Data14, em parceria com a empresa de software educacional Turnitin. A ideia da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp é usar as informações para desenhar uma política de integridade acadêmica. A proposta é que essa política inclua ações de educação para a boa conduta acadêmica, investigação de casos de má conduta e punição para os casos investigados – algo inédito nas universidades brasileiras.

plágio entre estudantes

Foto: Pexels

Leia também:

Mais de 3 mil alunos se reúnem no maior congresso de iniciação científica do país

 

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN