Paris perde a 1ª colocação no ranking das melhores cidades para estudar

São Paulo aparece na 69ª posição

SHARE
, / 672 0

De 125 cidades, Montreal foi eleita a melhor cidade pelos estudantes

Pela primeira vez desde 2012, Paris perdeu a primeira colocação no ranking das melhores cidades para os estudantes. Elaborado pela QS Quacquarelli Symonds, a lista trouxe Montreal na primeira colocação em um total de 125 cidades analisadas. São Paulo caiu seis posições, indo da 63ª para a 69ª posição. Rio de Janeiro entrou no ranking pela primeira vez em 94º lugar.

As cidades foram avaliadas de acordo com suas performances em seis indicadores: atratividade, ranking das universidades, diversidade de estudantes, reconhecimento pelas empresas, custo de vida e, pela primeira vez, percepção do estudante.

Ambas as cidades brasileiras levam vantagem por terem um custo de vida relativamente baixo, de acordo com o índice ‘custo de vida’.  O indicador é baseado em uma série de fatores que inclui: custo dos cursos e custo de alguns bens de consumo-chave.  No entanto, as altas pontuações na categoria ‘custo de vida’ acabam sendo diminuídas pela baixa pontuação em ‘atratividade’.  Este último, que mede a qualidade de vida, apresenta São Paulo em 95º lugar e o Rio de Janeiro em 99º lugar.

Quanto ao ‘reconhecimento das empresas’, o ranking mostrou que os empregadores globais estão mais propensos a procurar graduados nas instituições paulistas do que nas fluminenses. Nesse aspecto, São Paulo aparece em 23º lugar, enquanto o Rio de Janeiro se encontra em 65º.

O índice ‘percepção do estudante’ é baseado na resposta de 18 mil alunos do mundo inteiro a um questionário.  Eles foram perguntados em que cidade mais gostariam de estudar, suas experiências estudando numa cidade específica e suas intenções de ficarem naquele local após se graduarem.  São Paulo ficou em 95º no ranking nesta categoria, com 33% dos entrevistados afirmando que não vão se mudar depois de formados.  O Rio se saiu ainda melhor, assumindo a 70ª posição com 50% dos entrevistados querendo se manter na cidade.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN