Os frutos de uma boa liderança escolar

Consultor destaca por que os gestores devem estabelecer uma relação de confiança com seus funcionários

SHARE
, / 1205 0

Os líderes de instituições escolares que conseguem estabelecer uma relação de confiança com seus subordinados conquistam também uma série de outros benefícios. O americano Toby A. Travis, consultor e autor de livros sobre o tema, listou recentemente em um artigo os principais deles.

1. A comunicação é, ao mesmo tempo, uma condição necessária para a construção de relações de confiança e um benefício. Gestores que mantêm uma comunicação clara e transparente conseguem integrar melhor a comunidade escolar, se tornam mais receptivos a novas ideias e mais dispostos a correr riscos. A comunidade também se torna mais íntegra.

2. Onde reina um clima de confiança, há mais retenção, que, por seu turno, impacta diretamente nos resultados de aprendizagem. O baixo turnover também incide sobre os problemas de comportamento dos alunos – que tendem a diminuir – e sobre os resultados financeiros, que melhoram com o quadro de funcionários estável.

3. Segundo o autor, a liderança é o fator que mais incide sobre a motivação dos professores – mais do que as condições materiais e a existência de programas de mentoria. Portanto, se a instituição deseja ver seus professores motivados, o primeiro passo é investir em liderança.

4. Quando um líder inspira confiança e seus professores e demais funcionários estão motivados, o tempo e a energia dedicados pelos funcionários aumentam espontaneamente.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN