Falta de condições financeiras afasta jovens do ensino superior

Modalidade do Fies que conta com a participação de bancos privados registrou baixa adesão em 2018. A dificuldade de pagar o financiamento é o principal motivo, revela a empresa PRAVALER

SHARE
, / 0

Em 2018, apenas 2 mil alunos optaram pela modalidade do Fies que conta com a participação dos bancos privados, o P-Fies. O baixo número contrasta com o total de vagas ofertadas: 100 mil.

A adesão irrisória, que abrange 2% da oferta, está relacionada com a crise econômica e os altos índices de desemprego. A empresa de crédito estudantil PRAVALER fez uma pesquisa com as pessoas que desistiram do financiamento e descobriu que 37,5% dos entrevistados não iniciaram os estudos por falta de condições financeiras. Somente a PRAVALER disponibilizou 30 mil vagas em 2018.

Com base nesses dados, a empresa elaborou uma nova modalidade de crédito para que os estudantes possam alongar o tempo de financiamento e, consequentemente, pagar parcelas menores.

Juros subsidiados pela instituição de ensino superior

Os alunos terão, em média, mais que o dobro de tempo do curso (duas vezes e meia) para quitar a dívida. Para as graduações de quatro anos, por exemplo, o estudante poderá conseguir dez anos de prazo.

As instituições de ensino superior que adotarem este novo formato subsidiarão integralmente as taxas de juros por até seis meses após a data da formatura do estudante (no caso de cursos com quatro anos de duração).

“Com o novo financiamento, as instituições de ensino não têm a preocupação com a inadimplência, porque esse é um risco assumido integralmente pelo PRAVALER. Para o aluno, o benefício é começar pagando 33% do valor das mensalidades e, depois, as parcelas vão aumentando gradualmente já que a tendência é o aluno ter um aumento progressivo de renda”, informa Rafael Baddini, sócio diretor do PRAVALER.

jovens no ensino superior

Foto: Shutterstock

Leia também:

Formação de professores: por onde começar a reforma

Conheça as habilidades e as profissões do futuro

Artigos relacionados

<

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN