As habilidades que o mercado quer

Universidade Braz Cubas realiza pesquisa para mapear os perfis profissionais desejados pelo empresários

SHARE
, / 2497 0

Nos últimos dois anos, a Universidade Braz Cubas ouviu dezenas de empresários para entender o perfil de profissionais que eles gostariam de contratar. As fontes consultadas pertencem a organizações de médio e grande porte que, juntas, empregam mais de 20 mil pessoas.

O relato delas serviu para a instituição mapear cerca de 40 habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas para aumentar a empregabilidade de seus alunos. Dentre elas, as principais são: capacidade para solucionar problemas; habilidade para trabalhar em grupo; facilidade de comunicação; pensamento crítico; criatividade; iniciativa; instrução / conhecimento técnico; liderança; inteligência emocional; e capacidade de negociação.

O levantamento também serviu para embasar o novo curso de Administração, oferecido desde o começo de 2017. Com base nos dados coletados, a Braz Cubas adotou uma metodologia inovadora, sem disciplinas ou currículo preestabelecido. Em vez disso, há blocos com objetivos específicos, como Criar uma empresa e Gerir pessoas, e unidades com conteúdo voltado para estimular as competências e habilidades mapeadas.

A avaliação também mudou com o fim das notas. O desempenho dos alunos é analisado individualmente. “Nosso foco é garantir a aprendizagem e, consequentemente, a empregabilidade, com projetos que exercitam a capacidade de resolver e empreender”, enfatiza José Maria Silva Junior, diretor de Relações Institucionais.

Autor

Artigos relacionados

<

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN