Mais de 45% dos alunos precisam de ajuda para financiar a graduação

De acordo com o Censo do Ensino Superior, a principal fonte de financiamento ainda é o Fies

SHARE
, / 2505 0

A mais recente edição do Censo do Ensino Superior (2016) revela que 45,7% dos alunos contam com financiamento ou bolsa para fazer a graduação. Nesse universo de estudantes, 20,2% têm Fies, 8,9% estão vinculados ao ProUni e 16,6% recorrem a outras fontes externas para se manter matriculados.

Em números absolutos, do total de 6,058 milhões de estudantes inscritos na rede privada, 2,768 milhões dependem desses programas.

Com exceção da taxa dos estudantes ligados ao Fies, todas as demais evoluíram em comparação com 2015, ainda que sutilmente. Mas, numa análise histórica mais abrangente, a leitura dos números é um pouco diferente. Observa-se que o percentual de alunos vinculados ao ProUni está praticamente estagnado desde 2009, quando a taxa era de 7,6%. Em números absolutos, contudo, houve aumento. Quanto às demais fontes de financiamento, nota-se que elas encontram-se hoje nos mesmos patamares de 2010 em termos percentuais.

Já o gráfico do Fies permite enxergar nitidamente a ascensão do programa entre 2011 e 2014, e sua desaceleração até os dias de hoje.

Os dados abaixo também mostram o desempenho do número de matriculados, ingressantes e concluintes no ensino superior.

Artigos relacionados

<

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN