Unicesumar reduz a evasão nos cursos EAD

Índice, que oscilava entre 45% e 50%, chegou a 17% entre os ingressantes

SHARE
, / 1089 1
estratégia

A estratégia da Unicesumar foi a criação da diretoria de Programa do Sucesso e Perrmanência (foto: divulgação)

A alta evasão dos alunos de cursos a distância desafia instituições de todo o Brasil. Com o número de ingressantes em alta, a tendência é que o problema aumente. Atento a esse risco, Janes Fidélis Tomelin, pró-reitor de EAD da Unicesumar, desenvolveu com sua equipe um plano de ação para conter a possível crise.

Os resultados apontam para o sucesso da empreitada: a evasão, que oscilava entre 45% e 50%, caiu para 17% entre os ingressantes. Esse processo começou com a criação da diretoria de Gestão do Sucesso e Permanência. Sua atuação se dá de forma preventiva, preditiva e reativa.

Na primeira delas, instituição procura diagnosticar já no vestibular a capacidade de interpretação e o raciocínio lógico dos alunos, a fim de avaliar a necessidade de cursos complementares de nivelamento.

Pensando na dificuldade que muitos encontram para se adaptar à dinâmica do EAD, a instituição também desenvolveu ações para ajudar os alunos em questões como a gestão do tempo. No pilar preditivo, a nova diretoria opera a partir de um sistema que analisa 140 comportamentos prováveis para o cancelamento do curso.

Quando é detectada a possibilidade de evasão, a instituição entra em contato com o estudante para oferecer suporte e evitar que ele abandone o curso. Ainda quando essa decisão é tomada, a instituição oferece ajuda, inclusive financeira
e psicológica, para garantir sua permanência.

Leia também:

Inadimplência no ensino superior deve crescer

Artigos relacionados

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN