Plataforma gratuita auxilia no desenvolvimento integral do professor

Programa traz conteúdos interativos para os educadores trabalharem quatro aspectos: emoções, mente, corpo e propósito

SHARE
, / 382 2

Colaborar para professores se autoconhecerem, por meio de atividades que estimulem o desenvolvimento integral, é o objetivo da recém-lançada plataforma gratuita Vivescer, criada pelo Instituto Península.

O site traz conteúdos interativos, textos, vídeos e relatos para os educadores refletirem e trabalharem quatro aspectos: emoções, mente, corpo e propósito. Os materiais foram desenvolvidos por educadores com base em pesquisas e consultas com especialistas, entre eles o pensador estadunidense Ken Wilber, criador da Teoria Integral.

desenvolvimento integral do professor

Site busca desenvolver habilidades socioemocionais nos professores (foto: Shutterstock)

Mariana Breim, educadora do Vivescer, acredita que a educação precisa de uma mudança que não virá apenas do coletivo. “Essa transformação começa primeiro em cada um, a partir do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. Acreditamos que o professor deve ser esse ponto de partida e de conexão com o todo”, acrescenta.

Essa conexão, segundo Heloisa Morel, diretora do Instituto Península, ocorre porque o professor é um agente de mudança social, política e pedagógica. Morel afirma que para melhorar a qualidade educacional, a formação e as dificuldades do docente não podem ser esquecidas.

Espaço de troca e aprendizagem com outros docentes

A instituição ouviu de muitos professores a falta de ter alguém para desabafar sobre as dificuldades na sala de aula e trocar experiências. É por isso, que a Vivescer possui um espaço para os professores conversarem entre si, gerando uma comunidade de troca de conhecimento.

“Os educadores, em geral, afirmam que a solidão da profissão é um dilema que eles enfrentam diariamente. Por isso, essa plataforma também tem o papel de estimular a troca de aprendizagem entre estes profissionais, além de ajudar o professor em sua rotina”, explica a diretora do Instituto.

Leia também:

Podcasts sobre educação abordam o futuro do trabalho e do ensino

Artigos relacionados

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN