Currículos ignoram história civil norte-americana

Relatório divulgado pela Southern Poverty Law Center revela que 35 dos 50 estados não contemplam conteúdos relacionados com a disciplina

SHARE
, / 650 0

Nos EUA, um relatório divulgado nesta semana pelo órgão Southern Poverty Law Center aponta que os parâmetros currículos estaduais ignoram os conteúdos relacionados com história civil norte-americana. A entidade atribuiu notas aos 50 estados de acordo com a abrangência de seus programas curriculares. Do total, 35 receberam a nota “F”, a mais baixa.


Dados do exame federal National Assessment of Educational Progress (Naep) apontam que, na última década, os alunos apresentaram desempenho pífio em provas de história. Em 2010, apenas 12% dos alunos de ensino médio alcançaram a proficiência esperada na disciplina.

Para alguns historiadores da educação do país, como aqueles ligados ao National Council for History Education (Conselho Nacional de História da Educação), o déficit na aprendizagem de história tem relação com a lei No Child Left Behind. Isso porque a legislação instituiu que escolas deveriam aumentar seu desempenho apenas em matemática e inglês. Assim, na prática, a matriz de avaliação estaria induzindo o currículo, já que os professores focariam suas aulas nos conteúdos cobrados pelas prova.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN