Como abordar estudantes em débito

Empresa especializada em cobrança conquista bons resultados com o contato virtual

SHARE
, / 128 0

 

Localizar um devedor e estabelecer uma boa interlocução com ele não é tarefa simples – e isso em todos os segmentos, incluindo o educacional. Atualmente, grande parte dos contatos ainda é feita por telefone, mas há cada vez mais empresas recorrendo aos canais digitais de comunicação, como o SMS e o WhatsApp, para elevar a taxa de retorno e melhorar os resultados.

Essa é a estratégia da Intervalor, empresa especializada em crédito, cobrança, back-office e relacionamento. Com várias empresas do setor educacional no portfólio, a companhia tem tido sucesso em contatar os alunos por esses meios, segundo Phelipe Alvarez, diretor de marketing. A taxa de resposta chega a 25% quando o contato é feito por meio digital, o que também inclui o uso de e-mails e de um canal de autoatendimento. Em outros segmentos, como o bancário, essa taxa oscila entre 5% e 10%.

Alvarez acredita que o bom resultado se deve à proximidade da nova geração com os meios digitais, que também são preferidos por outra conveniência: a resposta é dada no momento em que o usuário tem mais disponibilidade. Essa conveniência, aliás, é fundamental no setor educacional, como enfatiza o diretor de marketing. “A recuperação do débito não é a única preocupação. Acima de tudo, é preciso manter o aluno, daí a importância de estabelecer uma comunicação eficiente, sem atritos”, destaca.

Para entender melhor o perfil dos alunos atendidos, a empresa realizou uma pesquisa com 450 estudantes e descobriu que 94% dos que estão em débito cursam até o 6º semestre. Em momentos de imprevistos financeiros, 24% priorizam o pagamento da faculdade; a maioria (34%) dá preferência às contas de consumo, como água, luz e telefone. O levantamento também mostrou que 83% estão satisfeitos com as condições oferecidas pelas IES nos momentos de negociação. Entre os 17% insatisfeitos, a maior demanda é por descontos maiores.

Autor

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN