Cetec Educacional treina professores para a utilização de metodologias ativas de ensino

Programa de capacitação já treinou 60 docentes da instituição

SHARE
, / 329 0

Professores das instituições mantidas pelo Grupo Cetec durante a realização dos treinamentos

A utilização de metodologias ativas de ensino é uma forte tendência na área educacional. Ao empregá-las, as instituições conseguem aumentar a motivação dos alunos e, consequentemente, melhorar os resultados de aprendizagem. A “mágica”, contudo, não acontece de forma simples.

Como enfatiza Fabiula Pimentel, diretora acadêmica do Grupo Cetec Educacional, para que elas deem resultados, é preciso traçar uma estratégia, capacitar os professores e acompanhar as ações realizadas. Foi pensando nisso que o grupo mantenedor das instituições ETEP, BILAC e Centro Universitário IBTA desenvolveu um programa de treinamento dos professores.

Como o objetivo era prepará-los para a adoção das metodologias ativas, nada melhor do que colocá-las em uso para que os docentes experimentasse o novo modelo. Dessa forma, foi escolhido um programa híbrido baseado no modelo da sala de aula invertida.

Nas atividades virtuais, são disponibilizadas leituras, vídeos, fóruns e exercícios, enquanto que nos encontros presenciais procura-se discutir e aplicar cada uma das metodologias que fazem parte do programa. “Estamos fazendo de uma forma em que não existe o ‘faça o que eu digo, não faça o que eu faço’. Ou seja, aplicamos os métodos apresentados aos professores desde o planejamento da capacitação até sua conclusão”, declara Ednei Januário, gerente de tecnologia educacional do grupo.

Já participaram da capacitação cerca de 60 professores, que têm aprovado a utilização da aula híbrida. Por meio de uma ferramenta de avaliação disponível no ambiente virtual de aprendizagem, verificou-se que 96% dos professores consideraram o material da sala virtual suficiente para as práticas e 100% dos professores consideraram que a capacitação trouxe uma contribuição prática para sala de aula.

Esses e outros indicadores são medidos e analisados para a melhoria de turmas subsequentes. “Se ensinamos e exigimos que o professor faça isso em suas aulas, também devemos fazer isso no projeto como um todo. Todas essas informações são de grande utilidade na tomada de decisão”, afirma Fabiula.

Autor

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN