Base Nacional e novo ensino médio estão na pauta do País e da Bett Educar

SHARE
, / 60 0

Base Nacional e novo ensino médio estão na pauta do País e da Bett Educar

O governo sancionou recentemente a reforma do ensino médio, e agora a bola está com as redes de ensino, gestores e educadores, pois é deles a responsabilidade de pôr em prática o que diz a nova lei. Assunto importantíssimo para a educação do País, o novo ensino médio está dentro de uns dos 28 temas do Congresso da Bett Educar este ano.

Embora exista um prazo para a adaptação, ninguém deve perder tempo: a hora é de arregaçar as mangas para colocar as mudanças em marcha. “Uma reforma como esta não acontece num estalar de dedos. Da mesma forma, ninguém tem a ilusão de que haverá efeitos no curto prazo”, avalia a educadora Guiomar Namo de Melo, membro do Conselho Nacional de Educação.

Para quem está na escola, o primeiro passo, segundo Guiomar, deve ser compreender bem o que propõe a reforma, “se apropriar do espírito” da nova lei. Só assim será possível adaptar o modelo proposto dentro do seu contexto específico. “A reforma vai operar de modos diferentes de acordo com cada estado, cada rede, cada escola”, diz.

No caminho para uma mudança bem sucedida é necessário incluir obrigatoriamente a preparação dos professores, defende a educadora. A formação, contudo, pode esperar um pouco para começar, até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ficar pronta. E é justamente sobre os princípios que regem a Base que Guiomar vai falar em sua palestra no Congresso Bett Educar. Imperdível para quem deseja desde já conhecer as mudanças que estão por vir.

Do blog Bett Educar

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN