Aprendizagem entre pares

Para corresponder às altas expectativas dos CEOs
que se inscrevem em programas de formação, UC Semesp recorre aos ensinamentos de outras lideranças

SHARE
, / 1117 0

Marcelo Silva, ex-CEO do Magazine Luiza: lições que podem ser aplicadas em outros setores

Os presidentes e aqueles que ocupam os cargos mais altos nas instituições de ensino também têm necessidade de se atualizar, porém, não é simples desenvolver um programa de formação que atenda às suas necessidades e interesses. Uma experiência exitosa, contudo, sugere que os CEOs têm interesse em aprender com seus pares, mesmo que estes venham de outros setores.

Marcelo Silva, ex-diretor-presidente do Magazine Luiza, atraiu dezenas de líderes educacionais quando apresentou o workshop “Quem é e o que faz o dirigente estratégico – Se ele não fizer, ninguém faz”, na Universidade Corporativa Semesp.

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, diretor-presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz, mantenedora da Universidade São Francisco, esteve presente no evento e considerou positiva a “possibilidade de entremear os projetos e ações da nossa IES com a experiência vivenciada por uma liderança estratégica de outro setor da economia”.

Baseado em dados da Ernst & Young, segundo os quais apenas 40% das IES de núcleo familiar passam para a segunda geração e menos de 7% delas para a terceira, Marcelo Silva tratou da questão da profissionalização dos executivos do ensino superior sob o olhar do empresário: “Empreendedores do ensino são em geral professores que entendem de dar aula. Mas, com o crescimento do negócio, eles precisam de conhecimentos mais específicos: logística, marketing, controladoria, tecnologia. Se a instituição não prepara sua governança, ela acaba tendo problemas”, advertiu, lembrando que as divergências entre familiares e executivos do mercado no tocante à condução do negócio são apenas a ponta de um iceberg. “A evolução dos métodos de ensino demanda tecnologia que somente profissionais da área podem trazer”, exemplifica.

Com carga horária de 8 horas-aulas, o workshop foi o primeiro do Programa de Desenvolvimento de CEO e de Dirigentes Estratégicos, desenvolvido especialmente para diretores, pró-reitores, vice-reitores, reitores, CFOs, CEOs e mantenedores de IES. Além da apresentação de Marcelo Silva, o workshop também contou com a participação de João Brandão, coordenador do módulo de Liderança e Alto Desempenho do programa CEO-FGV. Ele abordou conteúdos como “Desafios e armadilhas para a obtenção de resultados de alta performance”, “Competências da liderança” e “Vocação e Talento”.

Os participantes também realizaram exercícios práticos de identificação de fatores críticos do papel do dirigente estratégico e trabalharam com alguns cases em dinâmica de grupos. A boa receptividade ao programa garantirá novas apresentações.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN