5 fatos que você precisa saber sobre o ar condicionado de uma IES

Além de proporcionar a sensação térmica ideal, sistemas podem interferir em pontos importantes no dia a dia da organização

SHARE
, / 1060 0

A retirada das áreas verdes, o asfalto que cobre as ruas e as crescentes camadas de concreto que preenchem as cidades têm uma consequência certa: o aumento da sensação de calor.

Em pesquisa realizada pelo Departamento de Ciências da Terra da Freie Universität, de Berlim, Alemanha, a pesquisadora SaharSodoudi ressalta que esses “materiais utilizados possuem alta capacidade de armazenar energia térmica, que é retida durante o dia e devolvida à atmosfera depois do pôr-do-sol”. Esse processo leva à formação das chamadas ilhas de calor.

Esse cenário de aquecimento somado à rotina frenética nas grandes cidades relaciona-se, cada vez mais, com os locais que frequentamos. “Passamos a maior parte do tempo em ambiente condicionado: no carro, em casa, no shopping center ou no escritório”, enumera o gerente geral de Ar Condicionado da LG Electronics Brasil, André Peixoto.

Conversamos com o especialista para conhecer outros cinco fatos importantes sobre o ar condicionado nas instituições de ensino que vão além da função refrigerar e aquecer.

  1. Ar condicionado também é uma questão de saúde
    “Em um sistema dimensionado adequadamente, sua renovação e filtragem vão ser feitas de uma forma que garanta a perfeita qualidade do ar para todos no ambiente”, explica o gerente geral. “O que oferecemos não é ar condicionado, mas o máximo de conforto térmico”.
  2. A temperatura do ambiente interfere no desempenho de alunos e professores
    Pesquisa do setor revela que, em condições desfavoráveis de temperatura, pode haver queda na atuação profissional e estudantil.“Se o ar estiver quente ou estagnado em ambiente de alta umidade, por exemplo, o desempenho do aluno pode cair em até 28%”, ressalta Peixoto.
  3. Gastos com ar condicionado são maiores do que você imagina
    Embora os gestores de IES, cada vez mais, tenham conhecimento dessa equação, uma considerável parcela do mercado desconhece o “peso” do consumo de energia de um sistema de refrigeração em suas finanças mensais.“A Eletrobras estima que, no setor de serviços, prédios comerciais, hotéis e residências, mais de 35% da conta de energia venha do ar condicionado – esse valor pode superar 50% em uma instituição de ensino, onde as principais cargas elétricas são basicamente iluminação e equipamentos”, explica o gerente da LG Electronics Brasil.
  4. A tecnologia Inverter favorece em desempenho e economia
    Medida obrigatória em países do continente europeu, a venda de equipamentos com a tecnologia Inverter chega a 90% nos Estados Unidos e está próxima de 85% no Japão. No Brasil, pela primeira vez, no segmento residencial, os números nesse perfil chegaram a 55%.“O maior benefício é a redução do consumo de energia: segundo a LG, você pode ter uma economia de até 70% ao usar produtos com a tecnologia Inverter”, informa.O sistema ainda oferece vantagens por ser mais silencioso e proporcionar menor oscilação de temperatura no ambiente, o que aumenta a sensação de conforto térmico.“Outro ponto é a confiabilidade, produtos com Inverter duram mais: para a LG, o número de peças solicitadas chega a ser 60% menor que nos modelos convencionais”, compara.
  5. A automação do ar condicionado otimiza a operação
    Aparelhos com a tecnologia Inverter apresentam facilidade no processo de automação dos sistemas. Para a realidade do segmento estudantil, essa medida traz eficiência e economia aos processos.“Numa IES, por exemplo, posso instalar sensores de presença nas salas de aula e, quando não houver pessoas ocupando o ambiente, ele pode desligar ou alterar a temperatura, o que evita desperdícios”, pontua Peixoto.Na visão do gerente da LG Electronics Brasil, em um momento de constantes mudanças, é importante buscar soluções que favoreçam os processos de forma inteligente. “A inovação tecnológica tem modificado bastante o mercado de ar condicionado, com produtos mais bonitos, práticos e eficientes”, diz.

Esse e outros produtos LG você encontra na DUFRIO
Televendas: 11 4007.1853 | 0800 008 8500
Segunda à Sexta, das 08h às 18h

DUFRIO
www.dufrio.com.br

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN