3 verdades e 1 mito sobre o uso da plataforma Blackboard

O modelo flexível do ambiente virtual de aprendizagem pode fazer a diferença na ampliação e democratização da educação nas instituições

SHARE
, / 1310 0

A discussão sobre o uso de tecnologia nas IES já está ultrapassada. Hoje, com acesso a dados de utilização, tanto por parte de alunos quanto das instituições, vivemos um momento único para registrar os bons resultados obtidos com o uso de ferramentas personalizadas, como o ambiente virtual de aprendizagem da Blackboard. Reunimos aqui alguns fatos e um mito sobre o uso dessa plataforma, que possui mais de 100 milhões de usuários no mundo, sendo 1,3 milhão no Brasil.

A Blackboard possibilita aprendizagem para muitos e, ao mesmo tempo, individualmente √ VERDADE
“Além de permitir que um grande número de pessoas aprenda de forma simultânea, a plataforma fornece dados e informações sobre o desempenho do estudante para a instituição, sendo que esta pode direcionar conteúdos sob medida ao aluno, de acordo com seu nível de aprendizado”, garante o gerente da Blackboard Brasil, Pavlos Dias, que complementa: “personalizar o ensino para cada estudante é ação importante, que se reflete diretamente na diminuição dos números de evasão.”

A tecnologia permite que a educação de qualidade seja distribuída em larga escala √ VERDADE
“Com menos custos, é possível ensinar em mais lugares e de forma mais flexível – não há mais apenas o modelo tradicional com o professor na frente da sala, a instituição pode alcançar alunos que estão distantes, em outros estados ou até países”, ressalta o diretor de expansão do Grupo A, Luiz Trivelato.

É errado associar um LMS como a Blackboard apenas aos recursos de EAD √ VERDADE
“Vai muito além do EAD: para a comunicação, por exemplo, ela integra uma rede social própria de interação entre alunos e professores, possibilita webconferências, reúne todos os conteúdos complementares no mesmo local, executa testes de reforço, entre outras funções”, pontua Dias.

Em tempos de tanta tecnologia a tendência é que os alunos fiquem mais isolados X MITO
“Esse mito está completamente superado! A Blackboard incentiva a interatividade e a tecnologia, hoje, para o aluno, tem um papel participativo, dissemina a integração e a realização do trabalho em grupo, aumenta o engajamento dos estudantes e os índices de sucesso e satisfação com o curso”, garante Trivelato.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN